Entre, embarque, navegue.

Dom Casmurro, Machado de Assis – Laboratório de Leitura

Destaque, Humanidades, Laboratório de Leitura

Narrado em primeira pessoa, seu personagem principal é o carioca de 54 anos Bento de Albuquerque Santiago, Bentinho, advogado solitário e bem-estabelecido que, após ter reproduzido tal qual, no Engenho Novo, a casa em que foi criado “na antiga R. de Matacavalos”,  pretende “atar as duas pontas da vida e resgatar na velhice a adolescência”, ou seja, contar na meia idade seus momentos de moço.

O tema central de Dom Casmurro é o ciúme e a tragédia conjugal de Bentinho, além da sua ambientação: Rio de Janeiro do Segundo Império, na casa de um homem da elite. 

Ao longo dos anos, Dom Casmurro era visto sob duas óticas principais: uma, a mais antiga, a de confiar nas palavras escritas por Bento Santiago, sem maiores questionamentos a respeito e outra, mais recente, a de que Machado de Assis deixa ao leitor a tarefa de tomar suas próprias conclusões sobre os personagens e o enredo, sendo essa uma das características mais freqüentes de sua literatura. Seria D. Casmurro o que podemos chamar de “obra aberta”?

 

Programa

Quintas-feiras, das 20 às 21h30 hs.

01/02 – Histórias de Leitura

08/02 – Itinerário de discussão 1

22/02 – Itinerário de discussão 2

01/03 – Itinerário de discussão 3

08/03 – Histórias de Convivência

Info

Dom Casmurro: R$ 750,00

Saiba Mais!

Caso tenha se interessado por este evento, ligue no telefone 11 5051 3473 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo para receber mais informações ou fazer uma pré-reserva que entraremos em contato.

Destaque