Entre, embarque, navegue.

Fotografia Contemplativa, com Yuri Bittar

Artes e Ofícios, Humanidades

Meditação, fotografia, arte e qualidade de vida, tudo junto!

Qual a relação entre fotografia e meditação? Como usar a fotografia como algo que traga mais relaxamento, prazer e felicidade? Para muitas pessoas um hobby como a fotografia acaba gerando até mais estresse, pela cobrança em fazer boas fotos, pela frustração em não conseguir determinados efeitos, enfim, o que era para ser apenas motivo de alegria acaba se tornando mais um sofrimento. Nesta oficina especial vamos treinar técnicas simples, agradáveis e eficientes de Meditação Mindfulness e de Fotografia Contemplativa, e mostrar como ter na fotografia uma ferramenta para ver e apreciar o mundo e trazer mais harmonia para nossas vidas.

A Fotografia Contemplativa pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. Entendemos que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo, e as vezes nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção, dos sentidos, sim!

Como é?

Ao contrário dos demais tipos de fotografia, a Fotografia Contemplativa é um fazer, e não pode ser definida pelo seu resultado. Nesta oficina de 4h vamos treinar esse fazer. O funcionamento é simples, depois de uma apresentação do tema vamos caminhar e fotografar na rua, onde faremos os exercícios. Em seguida iremos ver as fotos feitas e discutir os conceitos, bem como tirar dúvidas e fazer mais fotos. É um dia que passa muito rápido, e a experiência é intensa!

Sobre o professor: 

Yuri Bittar é fotógrafo desde 1997, designer e historiador, mestre em ensino de ciências, criador da Fotocultura e do inFoco, Instituto de Fotografia Contemplativa. Leciona fotografia desde 2008, e atuante também como fotógrafo de rua e pesquisador (desenvolvendo doutorado) em Fotografia Contemplativa aplicada à saúde e qualidade de vida. Começou sua formação em Fotografia Contemplativa ao participar de uma Oficina com o mestre americano Andy Karr em 2012. É Instrutor de Mindfulness certificado pelo Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde e já ofereceu dezenas de oficinas e palestras sobre o tema.

Site pessoal: www.yuribittar.com

“Acredito que a simplicidade seja um remédio para a crescente e estressante complexidade da vida moderna, especialmente nas grandes cidades. Ao buscar ver e fotografar de forma mais simples, trazemos um pouco de simplicidade também para a nossa vida. Essa simplicidade se traduz em aproveitar o momento, olhar ao redor, sem esperar algo específico, apenas ver o que realmente está ali!”

Programa

Programa:

  • Práticas simples de meditação Mindfulness
  • Exercícios para desenvolvimento do olhar
  • Fotografia Contemplativa: o que é, como fazer

É preciso trazer uma câmera fotográfica, de qualquer marca ou modelo, amadora ou profissional.

Dia 07 de abril, sábado, das 10 às 17hs

  • Duração: 6h (intervalo de 1 hora pra almoço)
  • Valor: R$ 175,00
  • Inclui: apostila e coffee-break

Info

Fotografia Contemplativa, com Yuri Bittar: R$ 175,00 (Dia 07 de abril, sábado, das 10 às 17hs)

Saiba Mais!

Caso tenha se interessado por este evento, ligue no telefone 11 5051 3473 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo para receber mais informações ou fazer uma pré-reserva que entraremos em contato.

Destaque