Entre, embarque, navegue.

O Que é Próprio do Humano? A Odisseia do Autoconhecimento e da Realização Pessoal, com Dante Gallian

Destaque, Humanidades

O que é próprio do humano? Num primeiro momento podemos ter a impressão de que a resposta desta pergunta seria algo muito óbvio; ou então muito genérico. Afinal, tudo o que diz respeito ao humano lhe é próprio, não é mesmo? Entretanto, ao pensarmos nesta questão com mais cuidado podemos perceber que a sua resposta não seja tão óbvia assim. Em primeiro lugar, o que se entende por “próprio”?

No mundo em que vivemos verificamos constantemente como o ser humano tem agido de uma forma bastante imprópria ou inapropriada e que talvez nunca estivemos tão longe de compreender o que nos é próprio; o que nos corresponde. Diante disso, o resultado vem sendo desastroso, pois ora agimos como se fôssemos deuses, ora como máquinas, ora como animais.

Resgatar o que é próprio do humano se apresenta, portanto, como algo necessário e urgente, não apenas como meio de frear a escalada de desumanização que vivemos, mas como forma de reencontrar a saúde da alma e a nossa própria realização pessoal.

No passado a literatura e as artes em geral apresentavam-se como a fonte privilegiada na qual a humanidade se reconhecia e se reconciliava consigo mesma. Voltar a esta fonte é a proposta deste curso e por isso tomaremos como ponto de partida uma das Obras Fundadoras da Civilização Ocidental: A Odisseia de Homero, escrita no século VIII a.C. A partir dela, percorremos os temas essenciais da existência humana, sempre em diálogo com muitos outros clássicos da literatura, com a filosofia e outras ciências humanas, no intento de compreender o que nos é próprio, o que nos corresponde e o que nos pode ajudar a viver bem, realizando-nos enquanto pessoa humana.

 

Dante Gallian

Dante Gallian é historiador, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Foi professor de história para o Ensino Fundamental, Médio e Superior em instituições como Colégio Santo Américo, Universidades Mackenzie e Federal de Santa Catarina. Desde 1999 é docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenando o Grupo de Pesquisa “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde” e o Laboratório de Leitura (LabLei), projeto que recebeu o prêmio Viva Leitura (OEI-Minc). Foi professor visitante na EHESS de Paris, França e no Center of Humanities and Health do King’s College London, Reino Unido. Como palestrante e coordenador do LabLei atua em instituições como Casa do Saber, Casa Arca e ISE/IESE Business School. É autor de dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e de livros sobre história, memória, humanização, cultura e leitura, com destaque para “A Literatura como Remédio: os clássicos e a saúde da alma”, publicado pela Martin Claret em 2017.

Programa

Segundas-feiras, das 20 às 21h30

O Curso, dividido em módulos, neste primeiro bloco de três aulas tratará dos seguintes temas:

  1. 26/11 – O que é Próprio do Humano? Onde encontrar nossa real medida?
  2. 03/12 – Fé e Esperança: a base de tudo
  3. 10/12 – Sair para Ser; voltar para se Reencontrar: a odisseia da nossa realização pessoal

Info

O Que é Próprio do Humano? A Odisseia do Autoconhecimento e da Realização Pessoal, com Dante Gallian: R$ 450,00

Saiba Mais!

Caso tenha se interessado por este evento, ligue no telefone 11 5051 3473 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo para receber mais informações ou fazer uma pré-reserva que entraremos em contato.

Destaque