Entre, embarque, navegue.

Casa Arca

Humanidades, Artes & Ofícios

Vivemos tempos tempestuosos. Diante de demandas profissionais e sociais cada vez mais exigentes, em ritmo e velocidade crescentes, sentimo-nos, muitas vezes, como que arrastados por uma enxurrada de informações e compromissos. No meio deste “dilúvio” desumanizador que caracteriza a vida moderna, o homem contemporâneo vem buscando fragmentos de espaço e tempo onde possa se reencontrar consigo mesmo e com o outro; verdadeiras “tábuas de humanização”.

A Casa Arca: Humanidades, Artes & Ofícios aparece no horizonte da cidade grande como um refúgio, um remanso de paz e acolhimento, essencial para esse reencontro com a dimensão humana da existência.

Através de laboratórios, oficinas e cursos, envolvendo diversas dimensões das humanidades, das artes e dos ofícios, a Casa Arca apresenta-se como um espaço privilegiado para o cultivo de conhecimentos, saberes e práticas que visam reintegrar o ser humano consigo mesmo, com o seu semelhante e com a sua comunidade em suas mais amplas dimensões.

Conheça as diferentes atividades da nossa Casa, e embarque nesta Arca de  cultura e humanização.

Quem Somos

Somos uma família, e todos, de alguma forma, envolvidos com a educação, a cultura e as humanidades. A ideia de abrir a casa partiu daí: enfatizar, valorizar e promover oportunidades que auxiliem as pessoas no seu desenvolvimento pessoal, social e familiar. Utilizamos nosso espaço para ampliar e aprofundar o nosso projeto, que é contribuir para a humanização através da cultura, das artes e dos ofícios. Acreditamos serem instrumentos que possibilitam o desenvolvimento pessoal e, consequentemente uma melhor relação com o outro e com a sociedade.

    Equipe

  • Beatriz Helena De Arruda Pereira Gallian

    É pedagoga pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Atuou como docente, coordenadora pedagógica e educacional em instituições de ensino privado na cidade de São Paulo. Realizou cursos internacionais na École des Hautes Études em Sciences Sociales Paris, França),  com enfoque em cultura, educação e humanização, e em Fomento Centros de Enseñanza (Madrid, Espanha), atuando na área de “Formación de Equipes directivos en Centros de Enseñanza”. No âmbito da Responsabilidade Humanística, é responsável pela gestão administrativa e desenvolvimento de projetos. Atualmente dirige e coordena as atividades realizadas na Casa Arca: Humanidades, Artes e Ofícios.

  • Dante Marcello Claramonte Gallian

    É historiador, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós doutoramento pelo Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales  (EHESS) de Paris, França. Foi professor de História da Arte, da Cultura e das Civilizações nas universidades Mackenzie e Federal de Santa Catarina. Atualmente é Docente Associado e Diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professor orientador da pós-graduação em Saúde Coletiva e Ensino em Ciências da Saúde pela mesma universidade; pesquisador do CNPq e FAPESP; professeur visiteur do CRH da EHESS, Paris; visiting researcher do Center of Humanities and Health do King’s College of London, UK; fundador e coordenador do Laboratório de Humanidades; autor de livros e artigos científicos sobre história, memória e humanidades e do Laboratório de Leitura. Vencedor do Prêmio “Viva Leitura 2014”. Atua na Casa Arca como assessor e coordenador do Laboratório de Leitura.