Entre, embarque, navegue.

AGO-DEZ/2022 | Oficina Laboratório de Leitura e Criatividade Narrativa, com Ricardo Mituti e Sidney Nicéas

Destaque, Humanidades, Laboratório de Leitura

ATIVIDADE 100% ONLINE

A Casa Arca – Humanidades, Literatura e Experiências, em parceria com os escritores Ricardo Mituti e Sidney Nicéas, apresenta a 1ª edição de um formato inédito: uma oficina que vai reunir a experiência estético-reflexiva do Laboratório de Leitura com o exercício da criatividade na escrita, para materialização dos afetos e sentimentos despertados durante essa incrível jornada.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO WHATSAPP:
CLIQUE AQUI

 

E, desde já, vale destacar que a Oficina Laboratório de Leitura e Criatividade Narrativa não é uma atividade exclusiva a autores(as) e escritores(as); muito pelo contrário. Para participar, basta ter amor pelos livros e pela leitura e gostar de escrever – ou ter a intenção de fazê-lo, ainda que de maneira amadora, pela simples oportunidade de poder colocar no papel aquilo que mantém na alma e no coração.

Quer saber mais? Então confira as informações a seguir:

OBJETIVO: Leitura e escrita em ação. A Oficina Laboratório de Leitura e Criatividade Narrativa tem como objetivo despertar os afetos, promover reflexões e fomentar o conhecimento do humano – e o autoconhecimento, por consequência – a partir de narrativas literárias de ficção, também trabalhando a criatividade, com fins de capacitação na escrita literária e ênfase na interpretação de textos literários, auxiliando a ampliação do pensamento crítico e abrindo caminhos – ou ampliando-os – para a produção textual enquanto hobby ou alternativa de carreira, resultando na publicação de 1 (uma) antologia, em formato e-book, com os textos produzidos pelos(as) participantes.

AÇÃO: Em encontros e aulas on-line, realizados nas noites de quarta-feira, os participantes entrarão em contato direto com técnicas de escrita, ministradas pelo escritor Sidney Nicéas, e com a ampliação do entendimento de textos literários, com o escritor e coordenador de Laboratório de Leitura Ricardo Mituti. O somatório de encontros de LabLei e aulas de criatividade narrativa proporcionará aos participantes a compreensão da criatividade e do potencial da escrita literária com todas as suas camadas – o que também inclui a leitura e todas as suas abrangências –, promovendo, por meio do pensamento crítico, da construção gramatical e das análises sociofilosóficas, o crescimento humano e, não menos importante, a utilização da escrita literária – e da Literatura em si – enquanto hobby e/ou meio de subsistência, principal ou alternativo.

O trabalho também resultará na publicação de uma antologia, em formato e-book, via Kindle Direct Publishing (KDP), da Amazon, com a produção textual dos participantes, os(as) quais, ao formalizarem inscrição na oficina, deverão preencher autorização de publicação de seus manuscritos na referida obra coletiva. Esta antologia será o produto final da oficina, podendo ser impressa em formato print on demand (POD), também via Amazon – sendo esta uma decisão de cada participante, responsável, portanto, por tal processo e seu eventual financiamento.

OS MINISTRANTES:
Ricardo Mituti. 
Jornalista e escritor, atua como assessor de comunicação desde o ano 2000. Acumula mais de 200 horas de experiência como coordenador de Laboratório de Leitura. É coautor de O Brasil do Sol Nascente e autor de Histórias (Quase) Verídicas e Órfãos de São Paulo. É, ainda, coapresentador do podcast lítero-filosófico Leia a Bula, com Profº Dante Gallian, idealizador e apresentador do talk show lítero-cultura Epígrafes – no ar na internet entre 2016 e 2016 – e da experiência temática de viagem Viva Livros. Colabora mensalmente com o Blog Tesão Literário. Integrou a equipe multidisciplinar de formadores e desenvolvedores da pedagogia do Alicerce Educação. Também é palestrante, redator, roteirista, produtor, editor, ghost writer, narrador de audiolivros, mediador de debates, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro. É Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com pesquisa em “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde”, com orientação de Profº Dante Gallian.

Sidney Nicéas. É escritor pernambucano e tem cinco obras publicadas. Colunista de Literatura das Rádios CBN e Transamérica, ambas de Recife (PE), preside a Ideação, correalizadora da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Editor do Blog Tesão Literário, no portal de notícias Ver Agora, também é professor universitário e ministra oficinas e workshops de Criatividade e Escrita dentro e fora do Brasil. Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas, Pós-Graduando em Escrita Criativa e proprietário da assessoria de comunicação Sidney Nicéas Comunicação Integrada. Ainda integra os projetos sociais Sertânia Sem Fome e Mundo do Lua, além de promover diversas ações que visam a inclusão social pela Literatura.

A OFICINA: Com um total de 18h30 (dezoito horas e trinta minutos), a oficina será realizada em 3 (três) etapas, com encontros semanais e cargas horárias diferentes. Na etapa I, o escritor Ricardo Mituti coordenará um ciclo de Laboratório de Leitura de 3 (três) encontros, num total de 4h30 (quatro horas e trinta minutos) horas – 1h30 (uma hora e trinta minutos) por encontro – da obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, do escritor português José Saramago, trabalhando temas como sonhos, objetivos, tomada de decisão, coragem, resiliência, persistência e cumplicidade, dentre outros. O LabLei pretende contribuir, também, para ampliar as formas de leitura de uma narrativa literária de ficção, no alcance de todas as suas nuances. O Laboratório também contará com a participação do escritor Sidney Nicéas, corresponsável pela etapa II da oficina.

A partir do Laboratório, o escritor Sidney Nicéas vai mergulhar nas técnicas de criatividade narrativa (etapa II) utilizando não somente excertos da obra supracitada de Saramago, mas também de outros autores, explorando as nuances da construção de um texto, bem como as possibilidades criativas ao utilizar a palavra. Serão trabalhados aspectos como criatividade na escrita, pontuação criativa, ritmo narrativo, criação de imagens pela palavra, criação de personagens, dentre outros. A oficina, que também contará com a participação e orientação do escritor Ricardo Mituti, será realizada em 5 (cinco) encontros, num total de 10 (dez) horas – 2h (duas horas) por encontro.

Finalizado esse processo, a oficina passará a focar na produção textual (etapa III): cada aluno produzirá 1 (um) conto inédito, cuja temática deverá ter, prioritariamente, relação com os temas trabalhados no Laboratório de Leitura. Esses contos serão trabalhados individualmente pelos dois escritores, que também farão um trabalho de edição dos textos. Esse processo será feito em outros 2 (dois) encontros, num total de 4h (quatro horas) – 2h (duas horas) por encontro.

Por último, os contos finalizados serão revisados e editados pelos ministrantes Ricardo Mituti e Sidney Nicéas. A devolutiva da versão final dos manuscritos originais aos(às) autores(as), para aprovação em até 7 (sete) dias corridos, será feita por e-mail, com considerações, em até 15 (quinze) dias corridos após o último encontro da etapa III da oficina.

Como produto final da oficina, será editada uma antologia em formato e-book, com ISBN, via Kindle Direct Publishing (KDP), da Amazon. A previsão de finalização, disponibilização do produto e evento online de lançamento com os9as) autores(as) é de até 15 (quinze) dias corridos após o prazo de aprovação das versões finais dos manuscritos originais pelos(as) participantes.

O certificado digital de conclusão da oficina será emitido pela Casa Arca – Humanidades, Literatura e Experiência.

PÚBLICO: Leitores(as), escritores(as) [profissionais e/ou amadores(as)] e participantes de Laboratórios de Leitura em geral, a partir de 16 (dezesseis) anos de idade – com assinatura de autorização por pais ou responsáveis nos casos de pessoas com menos de 18 anos. Não há restrição de formação e/ou carreira profissional.

Nº DE VAGAS: 15 (quinze)

EDIÇÃO RECOMENDADA DE OBRA DO LABLEI
O Conto da Ilha Desconhecida
Companhia das Letras

 

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER  CLICANDO AQUI

 

POLÍTICA DE DESISTÊNCIA
Ficamos muito felizes por ter você conosco! Entretanto, sabemos que imprevistos podem acontecer. Por isso, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.098/1990), garantimos a devolução do investimento feito em nossos eventos se tal solicitação for feita em até 7 (sete) dias corridos a contar da disponibilização de acesso ao conteúdo e/ou desde que você não tenha participado ou assistido a mais de 1 (um) encontro, nos casos de ciclos de Laboratório de Leitura, e a 10% (dez porcento) de aulas de outros cursos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time. Estamos prontos a ajudar você a permanecer conosco para desfrutar de todo o conteúdo oferecido pela Casa Arca

Programa

MINISTRANTES:
Ricardo Mituti
Sidney Nicéas

ENCONTROS:
QUARTAS-FEIRAS, das 20h às 22h

INVESTIMENTO:
R$ 2.000,00 (à vista ou parcelado em até 5x por transferência, depósito bancário ou PIX)

PROGRAMA:

ETAPA I: Laboratório de Leitura (4h30)

– Encontro 1 (17/8): Histórias de Leitura (1h30)

– Encontro 2 (24/8): Itinerário de Discussão (1h30)

– Encontro 3 (31/8): Histórias de Convivência (1h30)

ETAPA II: Laboratório de Criatividade Narrativa (10h)

– Aula 1 (14/9): Criatividade na Escrita – Como botar ideias no papel (2h)

– Aula 2 (21/9): A imagem na escrita (2h)

– Aula 3 (28/9): Pontuação Criativa e Ritmo Narrativo (2h)

– Aula 4 (5/10): Criação de Personagens e os Diálogos na Literatura (2h)

– Aula 5 (19/10): Função, Proposta e Propósito na Escrita Literária (2h)

ETAPA III: Produção Textual (4h)

– Aula 1 (26/10): Análise dos textos produzidos em casa pelos participantes* (2h)
*A decisão de ler seu próprio texto durante o encontro caberá exclusivamente a cada participante.

– Aula 2 (9/11): Análise final dos textos com aplicação da metodologia da oficina (2h)

REVISÃO E EDIÇÃO FINAL DE MANUSCRITOS ORIGINAIS PELOS MINISTRANTES

– Devolutiva (23/11): 15 (quinze) dias corridos após Aula 2 da Etapa II

– Prazo de aprovação pelos(as) participantes (30/11): 7 (sete) dias corridos após devolutiva

PRODUÇÃO, DISPONIBILIZAÇÃO E EVENTO DE LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA EM FORMATO E-BOOK, VIA KDP:

– 14/12: até 15 (quinze) dias corridos após prazo final de aprovação dos manuscritos originais pelos(as) participantes


CLIQUE AQUI  PARA SE INSCREVER

Info

SAIBA MAIS: R$ 2.000 l Dividido em até 5x

Saiba Mais!

Caso tenha se interessado por este evento, ligue nos telefones (11) 99981-7787 / (11) 99631-2800 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo para receber mais informações ou fazer uma pré-reserva que entraremos em contato.

Destaque