Entre, embarque, navegue.

FEV/2022 | Laboratório de Leitura: A Sentinela, de Nikolai Leskov

Destaque, Laboratório de Leitura

ATIVIDADE 100% ONLINE

Definido por Tolstói como “escritor do futuro”, chamado de “mestre” por ninguém menos que Tchekhov, apontado por Walter Benjamin como exemplo de narrador e considerado por Górki o mais autêntico dos escritores russos, Nikolai Leskov (1831-1895) e sua importante obra permaneceram, porém – talvez justamente por esta última característica -, menos conhecidos mundo afora do que seus pares.

Entretanto, as sete narrativas reunidas na coletânea Homens Interessantes e Outras Histórias, na qual encontra-se o conto A Sentinela, abarcam as principais facetas da produção do autor.

A Sentinela foi publicado pela primeira vez em 1887. Informa-nos Noé Oliveira Policarpo Polli, tradutor do volume Homens Interessantes, que o enredo do referido conto possui “fatos confirmados por muitos memorialistas daqueles anos”.

A narrativa apresenta-nos o soldado Póstnikov, homem simples e alheio à “monstruosidade do Estado absolutista” russo de então, mas que, a despeito disso, revela-se um dos tipos preferidos de Leskov: as “pequenas grandes pessoas”.

Cabe a Póstnikov tomar uma terrível decisão já no início do conto: abandonar o posto de guarda do palácio, sob risco de sofrer a pena capital, para resgatar um homem que se afogava a poucos metros dele, ou permitir que a morte arrastasse o cidadão para as profundezas do rio Nievá e ele se mantivesse preservado do castigo?

A Sentinela fala não somente sobre a tomada de decisões, mas também sobre generosidade, justiça, escrúpulos e outras questões bastante contemporâneas – e verossímeis – sobre a “dinâmica” de alguns Estados.
(Texto editado a partir de trecho extraído do site da Editora 34 e do livro Homens Interessantes e Outras Histórias)

EDIÇÃO RECOMENDADA
Homens Interessantes e Outras Histórias
Editora 34

 

POLÍTICA DE DESISTÊNCIA
Ficamos muito felizes por ter você conosco! Entretanto, sabemos que imprevistos podem acontecer. Por isso, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.098/1990), garantimos a devolução do investimento feito em nossos eventos se tal solicitação for feita em até 7 (sete) dias corridos a contar da disponibilização de acesso ao conteúdo e/ou desde que você não tenha participado ou assistido a mais de 1 (um) encontro, nos casos de ciclos de Laboratório de Leitura, e a 10% (dez porcento) de aulas de outros cursos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time. Estamos prontos a ajudar você a permanecer conosco para desfrutar de todo o conteúdo oferecido pela Casa Arca.

Programa

COORDENAÇÃO
Ricardo Mituti

PROGRAMA
Ciclo em 3 Encontros:

1. Apresentação e Histórias de Leitura

2. Itinerário de Discussão

3. Histórias de Convivência

QUINTAS-FEIRAS, das 20h às 21h30
DATAS:
03/02, 10/02 e 17/02

Info

Laboratório de Leitura: A Sentinela, de Nikolai Leskov: R$ 525,00 (à vista ou parcelado em até 2x por transferência, depósito bancário ou PIX)

Saiba Mais!

Caso tenha se interessado por este evento, ligue nos telefones (11) 99981-7787 / (11) 99631-2800 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo para receber mais informações ou fazer uma pré-reserva que entraremos em contato.

Destaque