Entre, embarque, navegue.

NOV-DEZ/2021 | Laboratório de Leitura: Uma Alma Simples, de Gustave Flaubert, e A Benfazeja, de Guimarães Rosa

Destaque, Laboratório de Leitura

ATIVIDADE 100% ONLINE OU HÍBRIDA (PRESENCIAL + ONLINE)*
*A depender das condições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus na ocasião

Este ciclo de Laboratório de Leitura irá trabalhar, concomitantemente, duas obras que “se conversam”, em alguma medida, de dois dos mais destacados e importantes escritores da literatura universal: o francês Gustave Flaubert e o o brasileiro Guimarães Rosa.

Escritos ao fim da vida, quando Flaubert se via à beira de uma crise nervosa e criativa, os três contos que dão título ao livro do autor de Madame Bovary – e no qual está contido Uma Alma Simples – constituem um dos pontos mais altos da literatura francesa do século XIX.

Ao retornar a temas, figuras e paisagens que o acompanhavam desde a juventude, Gustave Flaubert destilou uma suma de sua obra nas breves páginas do último livro que chegou a completar.

Aqui estão a Normandia natal e o Oriente que o fascinava; a gente provinciana e os personagens ímpares, os medíocres de todo dia e os santos de exceção; o cálculo mesquinho e o arrebatamento bestial; o realismo implacável e o voo visionário.

Em Uma Alma Simples – também traduzido por Um Coração Simples -, especificamente, o autor narra a história da criada Félicité, mulher que, a despeito de possuir uma visão limitada de mundo, carrega consigo o mais profundo e verdadeiro amor.

Já em A Benfazeja, conto presente no livro Primeiras Estórias, de 1962, o narrador do genial Guimarães Rosa apresenta-nos Mula Marmela, mulher sem nome, esposa de um sanguinário matador do sertão brasileiro.

Figura misteriosa e ambígua, a personagem feminina sintetiza, em atitudes pouco compreensíveis à primeira leitura, alguns dos mais profundos afetos humanos, tais como o amor e a devoção, porém permeados por aparente insensatez.
(Texto editado a partir de originais extraídos dos sites da Editora 34 e do Google Books)

EDIÇÕES RECOMENDADAS:
Três Contos
Editora 34

Primeiras Estórias
Global Editora

Programa

Ciclo em 4 Encontros:

1. Apresentação e Histórias de Leitura

2. Itinerário de Discussão I

3. Itinerário de Discussão II

4. Histórias de Convivência

2 TURMAS:

TERÇAS-FEIRAS, das 20h às 21h30
DATAS: 
23/11, 30/11, 07/12 e 14/12

OU

QUARTAS-FEIRAS, das 15h30 às 17h
DATAS: 
24/11, 01/12, 08/12 e 15/12

Info

Laboratório de Leitura: Uma Alma Simples, de Gustave Flaubert, e A Benfazeja, de Guimarães Rosa: R$ 600,00 (à vista ou parcelado em até 2x por transferência, depósito bancário ou PIX)

Saiba Mais!

Caso tenha se interessado por este evento, ligue nos telefones (11) 99981-7787 / (11) 99631-2800 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo para receber mais informações ou fazer uma pré-reserva que entraremos em contato.

Destaque